Câncer de Mama em Idosas
- Guilherme Dantas

- 26 de out. de 2018
- 2 min de leitura
O mês de outubro é sempre uma ótima oportunidade para lembrar a importância da conscientização a respeito do Câncer de Mama. Nesse ano, tive o prazer de participar de uma série de palestras relacionadas a esse tema e perceber como esse assunto vem ganhando cada vez mais destaque e recebendo a importância que merece.

Palestra - Infraero

Palestra - Anatel
Também fui convidado para palestrar no II Congresso do Hospital Santa Lúcia (http://www.oncologiasantalucia.com.br/), um evento multidisciplinar sobre cuidados relacionados a pacientes com câncer. No evento, abordei especificamente o tratamento de câncer de mama em idosas e sobre a necessidade de investirmos esforços em pesquisas voltadas para essa faixa de público.

Quando abordamos esse tema, é preciso ter em mente que, em 2050, 21% dos brasileiros já serão idosos, uma consequência natural do envelhecimento da população. Isso significa quase ¼ do total – uma parcela relevante de pessoas que seguem sendo negligenciadas nas pesquisas e opções específicas de tratamento. Sem pesquisas com esse foco, perdemos a oportunidade de desenvolver protocolos de tratamento específicos para esses perfis de pacientes e promover um diagnóstico mais assertivo e precoce.
A idade avançada já é, naturalmente, uma fase da vida de maiores limitações e isso apenas reforça a necessidade de termos maior atenção e cuidado com as pacientes que têm esse perfil.
A paciente idosa geralmente apresenta a doença em sua forma mais conhecida e estudada, Luminal A e B (tumores que crescem com os hormônios femininos) e por isso temos mais chances de tratar visando mínimo impacto funcional, social e cura. Mas essa paciente também apresenta maiores chances de diagnóstico em fases avançadas com o passar da idade, muito provavelmente relacionadas a exames de rotina falhos. É importantíssima a avaliação geriátrica multifatorial dessas pacientes, pois idade cronológica apenas não define status funcional e social e, excluindo contraindicações, deve ser oferecido o tratamento completo minimizando o espalhar do câncer (metástase que contribui para mortalidade) e evitar o retorno da doença (recidiva). Saiba mais sobre o câncer de mama aqui: https://bit.ly/2yZBhU3
É necessário sempre cultivar hábitos saudáveis e realizar prevenções para que esse envelhecimento pessoal e populacional seja cada vez mais saudável! Procure seu Mastologista.
Guilherme Dantas
Hospital Santa Lúcia Sul - (61) 3345-0000 / 3205-8727
Clínica Oncovida - (61) 3346-6248





Comentários